Periódico de Acesso Aberto
B1
2021-2024
quadriênio
Sensoriamento Remoto Aplicado | v. 5 n. 3 (2024)
Nara Tôrres Silveira Mariana Aragão da Silva Gabriel Antonio Silva Soares Raphaela Karinne dos Santos Bello Verissimo Ribeiro Pinheiro Neto Josicleda Domiciano Galvíncio
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Professora Titular do Departamento de Ciências Geográficas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Publicado em outubro 02, 2024
A precipitação determina as principais características do clima e se apresenta como a principal fonte de entrada de água para o sistema hidrológico no Semiárido Nordestino. Investigações acerca da precipitação podem quantificar a disponibilidade temporal e espacial dos recursos hídricos em uma bacia hidrográfica, consideradas unidades de planejamento e gestão ambiental. Este artigo teve o objetivo desenvolver um levantamento bibliográfico sobre os dados de precipitação das bacias hidrográficas do submédio São Francisco, com enfoque para o estado de Pernambuco. Para esta pesquisa, o portfólio bibliográfico foi composto por 45 trabalhos. O levantamento possibilitou identificar uma tendência na diminuição dos índices de precipitação das bacias de Garças, Moxotó, Terra Nova, Pontal e Pajeú. Foi possível evidenciar que houve um aumento progressivo no número de publicações sobre o tema a partir do ano de 2010. O desenvolvimento de um novo banco de dados e informações das bacias hidrográficas, poderá contribuir para a tomada de decisões mais efetivas e maior conhecimento climático em escala local, além de incentivar a realização de novas pesquisas e políticas de mitigação que atendam às necessidades humanas, à conservação do recurso e o desenvolvimento socioeconômico.